João Alves de Barcelos, conhecido como João Carreiro, nasceu no dia 10 do mês de Abril de 1928 na Fazenda Alegre (Ribeirão do Rosa) no Município de Paranaiguara – GO. Filho de Antonio Jacinto de Barcelos e Maria Alves de Jesus.
Nasceu e se criou na zona rural onde junto com o pai e os irmãos aprendeu a lida da vida no campo. Muito calmo quando jovem, porém muito observador. Seu passeio com a família era na casa dos vizinhos de fazenda.
Casou-se em 1949 aos 21 anos de Idade com a Senhora Jerônima Rosa de Barcelos e tiveram 1 casal de filhos, 6 netos e 1 bisneta. Hoje com 82 anos de idade e 61 anos de casado reside a Rua José Porfírio Barreto nº 26, setor Cristina I, juntamente com sua esposa.
Pessoa alegre e trabalhadora, Senhor Careiro contou várias passagens de sua vida inclusive suas atividade artísticas: Trabalha no artesanato de confecção de balaio e é dançador de catira (ou cateretê) dança do folclore brasileiro, em que o ritmo musical é marcado pela batida dos pés e mãos dos dançarinos. O grupo é bem famoso na região do Rio Preto neste município e no município da cidade vizinha- Quirinópolis. Hoje, segundo ele, o grupo pouco se apresenta, pois está desfalcado com o falecimento de alguns companheiros. Ele, devido a sua saúde, está afastado das atividades artísticas, mas sua vontade é que o grupo continuasse em suas descendências.
Junto com sua esposa foram convidados a participar do projeto CONVIVER assim que iniciou. Aceitaram o convite e ainda hoje são membros participantes. Trabalhou em vários projetos e se sente muito bem em participar, pois acha o ambiente muito bom e que para eles é uma distração. A conversa com os amigos, o respeito um com o outro, a dança, o jogo de cartas, a valorização que o idoso tem, as novas amizades que fazem nas viagens tudo isso é muito bom para o emocional. Se sentem de bem com a vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário